Sistema SANFROTA de Controle de Frotas




Custos Operacionais da Frota - Como Reduzí-los?

O caminho mais eficiente para elevar a lucratividade e, como consequência, a competitividade de uma Empresa, é o da redução de custos operacionais da frota de veículos destinada ao transporte. Em uma análise preliminar, avalie se a sua Empresa tem resposta imediata para as seguintes questões:

Qual marca e modelo de veículo está originando maiores custos operacionais em sua atividade? Qual é esse custo?
Quais itens (peças, pneus, consumo de combustível, etc.) estão efetivamente contribuindo para a elevação desse custo?
Qual a durabilidade dos componentes veiculares de maior custo e quais as principais falhas ocorridas com os mesmos?
Dentre os Fornecedores de serviços (Terceiros), quais os que vêm apresentando os melhores resultados?
Estas e outras questões ligadas à redução dos custos operacionais e ao controle da manutenção veicular, são facilmente respondidas com a assessoria informatizada do Sistema Sanfrota de Controle de Frotas, elaborado para modernizar o gerenciamento do patrimônio mais importante e estratégico para os seus negócios: A SUA FROTA.

O que é o Sistema SANFROTA?

A partir das necessidades do mercado, a Sandata decidiu investir na elaboração de um Software específico para empresas de transporte, com o objetivo de gerenciar todas as informações relativas às diversas atividades ligadas à manutenção de suas frotas de veículos. Daí surgiu o Sistema Sanfrota de Controle de Frotas, elaborado com base nos mais avançados conceitos de administração de manutenção veicular. Em seu desenvolvimento, que contou com a colaboração de algumas empresas de várias áreas de transporte, foram utilizadas técnicas de ponta, com eficiência comprovada em diversos segmentos do setor automobilístico.

O Sistema Sanfrota caracteriza-se por sua elevada capacidade de adaptação às necessidades de cada Empresa usuária, pelo fato de possuir um conceito operacional flexível, e totalmente configurável pelo próprio operador do Sistema.

Seu principal objetivo é subsidiar a empresa, através de informações precisas, nas diversas decisões que envolvam custos operacionais de veículos, fornecedores, estoque, pneus, peças controladas, motoristas, ociosidade / renovação de frota, etc., além de dispor de um sofisticado controle de manutenção veicular (revisões).

O Sistema é executável em qualquer microcomputador compatível com IBM PC/XT/AT dotado de disco rígido (Winchester), com sistema operacional equivalente ao MS-DOS da versão 5.00 em diante. A limitação de controle do Sistema é proporcional ao "tamanho" do disco instalado, porém, recomenda-se utilizar equipamentos com, no mínimo, 40 Mb de capacidade livre. Para uma melhor performance, recomendamos equipamentos tipo AT 286/386/486/Pentium com sistema operacional na versão 5.00 em diante.

Estrutura do Sistema SANFROTA:

O Sistema é composto por módulos de gerenciamento de dados estruturalmente independentes, porém, operacionalmente interligados, permitindo, com isso, qualquer tipo de atividade que demande pesquisa inter-modular, além de evitar dupla digitação de dados. São eles:

GRUPOS - Os veículos são divididos em grupos (por marca, modelo, ou outra característica) a critério do usuário, sendo os resultados operacionais tratados de forma independente, visando avaliar as informações comparativamente.
VEÍCULOS - Cada veículo é controlado por uma "ficha eletrônica" que contém seus dados técnicos e operacionais, tais como: quilometragem atual, consumo de combustível e lubrificante, situação de revisões, receita e despesas, vencimentos, peças e pneus montados, reboques engatados, etc. Reboques são tratados como veículos independentes, com acumulador de quilometragem próprio, permitindo o controle individual de revisões, pneus, etc.
PNEUS - Os pneus são tratados através de "fichas eletrônicas" individuais, de forma a permitir o detalhado acompanhamento dos custos e durabilidade, em cada uma de suas vidas, promovendo, também, o lançamento automático dos seus custos operacionais nos veículos que os utilizaram. Estes custos podem, opcionalmente, ser tratados proporcionalmente à sua permanência em cada veículo. Registra, ainda, eventuais falhas ocorridas durante as suas respectivas vidas úteis, detalhando o tipo e a solução adotada.
Estatísticas das principais falhas podem ser obtidas a partir desses dados. Relatórios gerenciais, indicando as melhores recauchutadoras, tipos de camelback e fabricantes de pneus, também estão incluídos.
Sistema de proteção não permite que mais de um pneu seja montado na mesma posição em um único veiculo.
PEÇAS - Tratamento idêntico ao dado aos pneus pode ser aplicado a componentes e peças (agregados) que se deseje controlar (motores, câmbios, alternadores, etc.). Este módulo visa, principalmente, acompanhar custos e durabilidades, registrando, da mesma forma, as falhas ocorridas em suas respectivas vidas úteis e soluções adotadas. Estatísticas das principais falhas também estão disponíveis.
REVISÕES - Os planos de revisão são totalmente configuráveis pelo usuário, de forma a melhor atender aos requisitos de cada aplicação, possibilitando definir um plano de revisão diferenciado para cada grupo de veículos. As "chamadas" são automáticas e as "ordens de revisão" emitidas apresentam todos os serviços a serem executados. Os tempos gastos são totalizados para análise de disponibilidade de frota e identificação de setores da oficina mais solicitados (dimensionamento de mão de obra).
MOTORISTAS - Cada motorista pode ser controlado individualmente, através de ficha de cadastro com informações gerais sobre o mesmo, complementada por um histórico de sua vida na Empresa, relacionando-o ao veículo ao qual se encontra vinculado.
FORNECEDORES - Tal cadastro arquiva dados referentes aos fornecedores usuais da empresa, relacionando-os com os módulos de estoque, pneus e peças controladas.
ESTOQUE - Há um detalhado controle de estoque de peças de reposição (independente por filial), que visa fornecer, entre outros, o último fornecedor de cada item e a posição de estoque e critérios de reposição em todas as filiais, simultaneamente. Além disto, subsidia os setores de suprimento e contabilidade com dados atualizados de quantidades e custos (reais e contábeis), emitindo relação de compras, balancetes, inventários, etc.


Recursos disponíveis no Sistema SANFROTA:

Permite o controle de várias bases de operação (filiais), possibilitando transferências de itens.
Custos de pneus e materiais consumidos do estoque alocados de forma automática aos veículos que os utilizaram. No caso de pneus, podem ser proporcionais à sua permanência nos respectivos veículos.
Módulo de lançamento de aplicação direta, para materiais fornecidos para utilização imediata, sem passar pelo estoque de materiais, com relatórios detalhados de acompanhamento.
Proteção contra montagem de mais de um pneu em determinada posição de um mesmo veículo. A visualização das posições disponíveis no veículo é apresentada de forma gráfica.
Relatórios gerenciais (resumidos) indicando as melhores recauchutadoras, tipos de camelback e fabricantes de pneus, correspondentes à aplicação específica do Usuário.
Estatística das principais falhas ocorridas e respectivas soluções adotadas, tanto no módulo de pneus como no de peças controladas.
Geração automática de históricos de todas as ocorrências relativas a pneus, peças controladas e movimentação de estoque de materiais.
Comparação automática do consumo de combustível de cada lançamento com o padrão do respectivo veículo, indicando eventuais desvios e permitindo correção do lançamento.
Detecção automática de quebra ou troca de velocímetro (ou cabo), com estimativa do trecho percorrido sem odômetro, permitindo lançamento mais preciso da quilometragem real percorrida em tal situação.
Listagem opcional de acompanhamento do consumo diário de combustível e lubrificante de motor.
Controle simultâneo de custos: EFETIVOS - em R$ (nominal) ou em outra moeda (indexado) e CONTÁBEIS - conforme legislação vigente.
Controle de percurso por odômetro ou por linha (para trajetos fixos).
Rateio de custos gerais entre todos (ou determinados) veículos, respeitando as classes de despesas.
Controle de revisões inteiramente configurável com base em quilometragem, data (período) ou ambas simultaneamente.
Relatórios analíticos detalhando todas as operações de manutenção em um período definido, para qualquer veículo.
Controle das horas ociosas dos veículos durante a manutenção, relativamente ao período normal de operação, a título de comparação entre os diversos grupos e fabricantes.
Podem ser utilizadas até cinco impressoras distintas por microcomputador, sendo a seleção feita no momento da impressão de cada relatório.
O formato e as cores utilizadas nas telas são inteiramente configuráveis pelo Usuário.
Visualização de relatórios em tela, permitindo pesquisas rápidas com economia de tempo e papel.
Proteção de acesso ao Sistema e às funções de menu por meio de senhas individuais com níveis de acesso diferenciados.
O Sistema é, opcionalmente, fornecido na versão multiusuário, ou seja, para ambiente de rede local.
O Sistema Sanfrota pode, opcionalmente, ser utilizado no ambiente Windows (janela DOS).


Veja alguns diagramas que ilustram alguns aspectos da estrutura do sistema...

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